top of page

Mesários de Santa Cruz recebem treinamento nesta quarta

Um dos cuidados neste ano será a orientação quanto ao número de candidatos que deverão ser votados nas urnas

Presidentes e primeiros mesários que atuarão nas duas zonas eleitorais de Santa Cruz do Sul recebem até o fim da tarde desta quarta-feira treinamentos para exercer as atividades nas 314 seções espalhadas pelo município. A preparação ocorre desde a manhã dessa terça-feira na Câmara de Vereadores e consiste em orientar os 630 convocados para as funções nas zonas 40 e 162 quanto a suas atribuições, que já começam um dia antes das eleições, com a preparação das urnas.

Segundo o chefe do cartório da 40ª Zona Eleitoral, Jaime Melchionna, participam da integração somente os presidentes e primeiros mesários, em função de suas responsabilidades. “Aqueles que não comparecerem, entraremos em contato para dar instruções e entregar o manual de condução, mas acredito que serão poucos. Os mesários de Santa Cruz são muito comprometidos.” Melchionna lembra que no pleito de 2016, apenas dois dos 1,2 mil convocados não compareceram às seções.

Um dos cuidados neste ano será a orientação quanto ao número de candidatos que deverão ser votados nas urnas. Conforme o técnico judiciário Luciano Schmidt, 43, que já atua como primeiro mesário há 20 anos, trata-se de um desafio. “Em 2016 eram apenas dois candidatos para escolher e já aconteciam algumas confusões, agora a atenção deve ser ainda maior.”

Jaime Melchionna lembra que um cartaz com as orientações sobre a votação estará fixado em todas as seções. “A colinha será um item indispensável para não haver confusão.” Em Santa Cruz, 35 mil eleitores de um total de 102,5 mil (35%) estão cadastrados no sistema biométrico. Entre a manhã e a tarde desta quarta-feira mais duas turmas de mesários, desta vez da zona 162, receberão o treinamento. Melchionna acrescenta que 80% de todos os mesários convocados para trabalhar no município são voluntários.

Na atividade dessa terça-feira, Jaime Melchionna pediu que os mesários baixem o aplicativo Mesário para as Eleições 2018. A ferramenta conta com instruções para complementar o treinamento dos quase 2 milhões de colaboradores que participarão da eleição. O aplicativo permite que os mesários tirem dúvidas na opção “E se acontecer?”, indica o caminho de acesso para conteúdos on-line e off-line, como manuais e vídeos de treinamento, traz um check-list para o dia da eleição e um quiz com perguntas e respostas para que o cidadão teste seus conhecimentos.

Leve a colinha

Além de levar o título de eleitor, os votantes deverão ter um documento oficial de identificação com foto. A ordem de votação será a seguinte:

  • Deputado federal

  • Deputado estadual

  • Senador (1a vaga)

  • Senador (2a vaga)

  • Governador

  • Presidente

Quais são as atribuições do presidente

O presidente, maior autoridade da seção eleitoral, fica responsável por manter a ordem no espaço e, se necessário, poderá dispor de sua força pública quando necessário. Já o primeiro mesário fica encarregado de substituir o presidente nos horários de intervalo ou em caso de falta.

Entre as atribuições do presidente, estão: verificar as credenciais dos fiscais; iniciar e encerrar a votação; digitar o número do título do eleitor no terminal do mesário, autorizando-o a votar ou a justificar; receber as impugnações em relação à identidade do eleitor; providenciar a entrega dos materiais à junta eleitoral; resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas que ocorrerem.

O presidente também deve zelar pela preservação da urna e da embalagem, pois, ao fim da votação, a urna será novamente acondicionada e entregue à Justiça Eleitoral, conforme orientação. Ele ainda tem a responsabilidade de zelar pela cabina de votação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page