Prefeitura afasta diretora de creche após denúncia
- Luís Barreto
- 15 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Após denúncia de favorecimento para obtenção de vaga na Emei Pequeninos do Faxinal, do Bairro Faxinal Menino Deus, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul decidiu afastar a diretora até que a acusação seja apurada. O nome da funcionária não foi divulgado.
Segundo nota divulgada pela administração municipal, ao deixar a direção da escola ela retorna para as atividades de professora, para as quais foi nomeada através de concurso público. Um processo administrativo foi aberto para esclarecer a situação.
Desde janeiro de 2017 as inscrições de novos alunos nas escolas municipais de educação infantil passaram a ser feitas na Secretaria Municipal de Educação e não mais nas próprias instituições, como era até então. "A medida foi tomada justamente com o propósito de dar total transparência ao acesso a vagas em creches", esclarece a nota.
Confira a nota na íntegra:
Foi com surpresa que a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul tomou conhecimento dos protestos ocorridos no bairro Faxinal Menino Deus envolvendo a direção da Emei Pequeninos do Faxinal. Por causa de uma denúncia de favorecimento para obtenção de vaga na creche, a diretora foi afastada do cargo pela Secretaria Municipal de Educação até que a acusação possa ser apurada.
O que era para ser assunto interno da Administração tomou maiores proporções, tonando-se um grande espetáculo político-partidário nas mãos de opositores. Políticos que se utilizam dos fatos distorcendo-os na intenção de angariar benefícios pessoais, prestam um desserviço à comunidade.
Cabe ao Prefeito indicar CCs e conceder funções gratificadas (FGs), nomeando aqueles que entender de sua confiança e exonerando-os a qualquer momento. A diretora afastada por suspeita de favorecimento havia sido escolhida para o cargo pelo prefeito Telmo Kirst e não por outra gestão. Ao deixar a direção da escola ela retorna para as atividades de professora, para as quais foi nomeada através de concurso público.
Dada a espetacularização político partidária sobre uma decisão de ordem administrativa, sentimo-nos na obrigação de tornar pública a denúncia. Um processo administrativo já foi aberto para total esclarecimento dos fatos envolvendo os servidores municipais.
Desde janeiro deste ano as inscrições de novos alunos nas escolas municipais de educação infantil passaram a ser feitas na Secretaria Municipal de Educação e não mais nas próprias instituições, como era até então. A medida foi tomada justamente com o propósito de dar total transparência ao acesso a vagas em creches.