Campanha com crianças negras busca problematizar racismo em Santa Cruz
- Luís Barreto
- 2 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Intitulada 'Pretinhosidades', campanha visa discutir sobre desigualdade racial no município, com ações no transporte público da cidade



As ruas da cidade de Santa Cruz do Sul amanheceram nesta quinta-feira, 28, com uma afirmação que visa desacomodar muitas pessoas no que se refere à desigualdade racial.
A campanha intitulada “Pretinhosidades” tem como slogan “Santa Cruz também é Negra” e estampa a linha de ônibus "310-Murtinho" do município, que é conhecido no estado gaúcho como um dos principais locais de colonização de imigrantes de origem alemã.
A motivação da campanha - construída por negras e negros de Santa Cruz em parceria com brancos que também atuam na luta contra o racismo - se dá ao fato de que as representações de beleza, sucesso e inteligência são quase sempre vinculadas a modelos e padrões que remetem a herança dos imigrantes europeus na cidade.
Para Marta Nunes, mulher negra, produtora cultural e idealizadora do projeto, é preciso ressaltar que a marcante presença destes estereótipos, que colocam os descendentes germânicos como um ideal a ser alcançado, coloca, consequentemente, os indivíduos que não se enquadram em um patamar de tratamento (institucional ou pessoal) como de segunda classe. Sendo, portanto, “as crianças negras e brancas, neste contexto, cotidianamente expostas a estes padrões e “aprendem”, deste cedo, quem é digno e quem não; quem é belo e que não é, qual cabelo “é bom” e qual cabelo “é ruim”.
Além do Busdoor, a campanha ainda apresenta uma série com seis cartazes individuais com o rosto de cada criança. Esse material faz referência ao futuro da cidade que também está em mãos negras. O ensaio completo da campanha Pretinhosidades pode ser conferido no sitemedium.com/@projetopretinhosidades.